Pular para o conteúdo

Grupo de Cooperação Internacional
de Universidades Brasileiras

PROCIG
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA E CIDADANIA GLOBAL

Devido à pandemia do Covid-19, estudantes ao redor do mundo inteiro ficaram sem aulas. Professores e Pesquisadores tiveram que cancelar ou adiar seus planos de visitas e projetos conjuntos. Esse novo cenário exige que as universidades pensem em novas estratégias.

A pandemia teve um grande impacto na cooperação universitária internacional, especialmente em programas de mobilidade acadêmica para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores.

Nesse sentido, o GCUB, cumprindo sua missão institucional, criou o Programa de Mobilidade Acadêmica e Cidadania Global.

Ele permitirá que alunos, cientistas e educadores universitários, de todas as áreas do conhecimento, participem de programas oferecidos por Universidades de todo o mundo. Aberto a todas as universidades brasileiras associadas ao GCUB e aos parceiros do GCUB em todos os continentes.

O programa tem como objetivo possibilitar que estudantes de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisadores e Professores, continuem vivenciando a educação internacional por meio da participação em, a princípio, atividades a distância em todas as áreas do conhecimento, oferecidas por Universidades localizadas nos cinco continentes.

Modalidades

  • Graduação e Pós-Graduação: Participar de aulas remotas e, posteriormente, em atividades presenciais.
  • Pesquisadores: Participar de equipes de pesquisa em áreas e projetos pré-definidos pelas instituições.
  • Professores visitantes: Ministrar aulas à distância, orientar alunos de graduação e pós-graduação, participar como palestrante de seminários e demais atividades previstas nos planos de trabalho.
  • Orientação de Tese
  • Programas de duplo diploma (sanduíche)
  • Cursos de línguas
  • Banca internacional para graduandos e pós-granduandos
  • Estágio para pós-doutorado

 

Primeiramente, as atividades seguirão o formato online e, posteriormente, passarão para presenciais. Os créditos obtidos pelos alunos podem ser validados a critério de cada instituição de origem.

As inscrições serão feitas pelas universidades associadas aos GCUB que tenham aderido ao programa. Os alunos serão pré-selecionados de acordo com os critérios acadêmicos estabelecidos por suas instituições de origem, respeitando os critérios estabelecidos pelas instituições de acolhimento. As instituições de acolhimento, através dos Coordenadores Institucionais, organizarão as candidaturas e procederão à seleção final dos alunos.

Por fim, todos os participantes serão convidados a escrever um texto ou gravar um pequeno vídeo sobre a importância da cidadania global, tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O GCUB preparará uma publicação virtual com os resultados do Programa de Mobilidade Acadêmica e Cidadania Global com os vídeos e textos elaborados pelos participantes.

Este programa pode ser uma grande oportunidade para estudantes, pesquisadores e professores continuarem estudando em universidades de prestígio de todo o mundo. Além disso, pode de alguma forma democratizar o acesso a programas de mobilidade internacional, especialmente para quem não tem condições de viajar e permanecer no exterior.